Preciso usar FIO DENTAL no IMPLANTE dentário?

É preciso passar fio dental no dente implantado? As pessoas que usam implante é comum surgirem dúvidas quanto à higiene bucal. Será que o procedimento é o mesmo realizado em um dente natural?

Confira o video do Dr. Alexandre explicando a necessidade de passar fio dental nos implantes.

Pacientes que passam pelo processo de colocação de implantes dentários precisam manter a rotina de limpeza bucal.  Apesar dos dentes implantados não sofrerem com as cáries, outros problemas podem acontecer. “Assim como os dentes naturais, os dentes implantados podem sofrer com doença inflamatória que afeta a mucosa chamada de mucosite é como se fosse a gengivite dos dentes naturais, manifestando-se através de sangramento, podendo levar à um quadro de perimplantite que se compara à periodontite dos dentes naturais.

É PRECISO PASSAR FIO DENTAL NO DENTE IMPLANTADO?

Como falamos há pouco, pacientes com implantes dentários precisam manter seus cuidados com a higiene bucal como nos dentes naturais. E para que isso ocorra, todos os itens são indispensáveis para essa missão, inclusive o fio dental, “O fio dental é de suma importância para o controle do biofilme (placa bacteriana) evitando a doença peri-implantar. Por isso, não se deve pular nenhuma das etapas. Para auxiliar e melhorar a higienização, pacientes com implantes podem recorrer a outros itens, como por exemplo as escovas interdentais e o passa fio. Só para deixar mais claro o passa fio é um instrumento que auxilia a passagem do fio dental geralmente em pontes fixas.

QUAIS OS RISCOS DE NÃO HIGIENIZAR OS IMPLANTES DENTÁRIOS CORRETAMENTE?

Os pacientes com dentição natural que não seguem corretamente com os hábitos de higiene, são suscetíveis a sofrerem com problemas em sua cavidade bucal. Dessa maneira, o mesmo acontece para quem possui implante dentário. Aqueles que não fazem a limpeza ideal do implante, acaba apresentando alguma doença inflamatória. Ela acomete os tecidos ao redor do implante (mucosite), podendo causar sangramento e evoluir para a perda óssea ao redor do implante que é a periimplantite. E o pior ainda, quando quadros como esses não são tratados, podem resultar na perda do implante.