Óxido Nitroso na Odontologia

Óxido Nitroso na Odontologia

O óxido nitroso também é conhecido como gás do riso, ou gás hilariante. Apesar do nome engraçado, esse gás é coisa séria e é largamente utilizado na Odontologia no mundo inteiro e trata-se do que chamamos de sedação consciente, ou seja, o gás age relaxando o paciente, mas sem que ele perca a consciência.

O medo de ir ao dentista pode ser muito sério pra várias pessoas, pode ser um obstáculo severo para fazer tratamentos odontológicos, principalmente em crianças e adultos que tem algum tipo de trauma ligado a odontologia ou em adultos que tenham verdadeira fobia do dentista, medo de agulhas e anestesia, ou qualquer tipo de ansiedade antes de algum procedimento odontológico.

O Óxido nitroso é um gás, portanto, inalante. Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido Nitroso e Oxigênio medicinal. Após ser inalado o gás atinge o sistema nervoso central, aumentando a tolerância à dor dentro de 5 minutos. A ação do Óxido Nitroso é na região do cérebro que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando ao relaxamento

Qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente, não havendo assim contraindicações absolutas. Da mesma forma que é rapidamente absorvido através da inalação, o gás é rapidamente eliminado. A sedação com o gás do riso é a mais utilizada na odontologia mundial pela segurança e simplicidade da técnica.

O uso do óxido nitroso já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, mas no Brasil ainda ocorre de forma tímida e poucas clínicas possuem aparelhagem e qualificação para administrá-lo.

Como disse no início, no ano passado adquirimos o equipamento e estamos usando-o rotineiramente, e o que eu posso dizer que é maravilhoso você conseguir realizar procedimentos complexos em pacientes que jamais fariam qualquer tipo de procedimento mais invasivo. O engraçado que após uma cirurgia por exemplo feita com óxido nitroso, o paciente relata que não quer que o procedimento acabe, ou que não viu o tempo passar e até mesmo que quer levar o equipamento pra casa porque é muito relaxante. Então a coisa funciona de verdade.

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado