Halitose, o mau hálito pode indicar outras doenças

Cerca de 75% dos casos de halitose (mau hálito) têm sua origem em um problema bucal. Os outros 25 % podem indicar alguma desordem sistêmica, ou seja alguma coisa não está em ordem com seu corpo.

Vamos então relacionar alguns dos motivos do mau hálito:

– Fatores externos – alimentos, como cebola e alho, e bebidas, como café e álcool, e o fumo;

– Má higiene bucal – quando a placa bacteriana e resíduos alimentares não são completamente removidos;

– Enfermidades bucais – gengivite e doença periodontal;

– Próteses totais – Normalmente há formação da placa e acúmulo de resíduos nas próteses, que precisam ser limpas diariamente;

– Amígdalas – as fendas (criptas) mais largas , essas fendas podem permitir que os resíduos se acumulem na área;

– Boca seca (xerostomia) que pode ser causada por problemas nas glândulas salivares, e pela respiração pela boca.

Bom esses foram os fatores bucais, agora nós vamos relacionar os fatores sistêmicos.

– Infecções do aparelho respiratório – garganta, seios paranasais (sinusites) e pulmões;

– Doenças sistêmicas – diabetes, doenças renais/hepáticas, e até mesmo distúrbios gastrintestinais como problemas de estômagos e até intestinais;

– Boca seca (xerostomia) –  também podem ser causadas por alguns medicamentos, pela própria diabete já citada e ainda radioterapia e quimioterapia;

Bom pessoal como a gente pode notar, o mau hálito pode ser causado por vários motivos, por essa razão o sucesso de seu tratamento vai depender de um correto diagnóstico.

Por essa razão, caso note o mau hálito procure o mais rápido possível um dentista experiente na área, para que possa fazer um correto diagnóstico e propor o melhor tratamento. Caso o problema seja de ordem bucal o próprio dentista vai realizar o tratamento, caso a causa seja sistêmica o melhor é que o dentista encaminhe o paciente para um médico.

Ok pessoal? Essa foi a dica de hoje, um abraço a todos e até a próxima