Afta

Afta

A afta é uma ferida dolorosa na boca, de formato oval e de cor branca ou amarelada, rodeada por uma área vermelha brilhante. Pode aparecer na língua e nas paredes internas da boca. Ainda não se sabe exatamente o que provoca o aparecimento das aftas. Entretanto, alguns fatores, isolados ou em conjunto, podem ser determinantes.

Sabe-se que as aftas são mais comuns em mulheres e que cerca de 30% das pessoas acometidas têm casos na família, talvez por associação genética ou exposição ambiental semelhante.

https://youtu.be/pcp2rWvars4

Pequenos machucados decorrentes de acidentes ou traumas podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, um sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, doenças inflamatórias do sistema digestivo, alimentos ácidos e até o estresse podem contribuir para o surgimento das aftas.

É importante lembrar que as aftas NÃO são causadas pelo vírus do herpes, gosto de mencionar isso porque muita gente confunde as duas patologias

Os sintomas mais comuns da afta são:

Dor e ardor!!!! Parece que queima,

Dificuldade em engolir, principalmente alimentos ácidos.

E os Sintomas menos frequentes são:

  1. Febre;
  2. Indisposição;
  3. E inchaço dos linfonodos. A famosa língua

Tratamento: As aftas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até duas semanas.

Se houver muita dor ou dificuldade para engolir, pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como os bochechos e pomadas com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.  Outra tratamento com bons resultados é a laser terapia, o laser de baixa frequência.

Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar, como evitar alimentos ácidos ou muito condimentados (eles são irritantes) e escovar os dentes suavemente. Outra alternativa simples é quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, isso ajuda aliviar a irritação.

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado