7 Doenças que podem dar os primeiros sinais na boca

7 Doenças que podem dar os primeiros sinais na boca

Nós temos falado constantemente sobre o quanto a odontologia evoluiu nos últimos anos e o quanto ela interfere no corpo como um todo, mesmo porque o corpo humano é único, e consequentemente tudo está interligado, com a boca não é diferente.
Examinar a língua, os lábios e a gengiva periodicamente é tão importante quanto prestar atenção em qualquer outra parte do corpo. Algumas doenças graves podem se manifestar dando sinais na região bucal. Ao primeiro indicativo de algo errado, é preciso procurar um dentista que fará uma avaliação e, se necessário, encaminhará para um especialista que cuida de doenças bucais.

1) Doenças autoimunes
O Lúpus por exemplo pode manifestar pela boca através de lesões ulcerativas. Geralmente, a doença se manifesta na mucosa bucal de forma semelhante aos sinais corporais.

2) Sífilis – A sífilis pode causar lesões granulomatosas na cavidade oral. “Forma um pequeno tumor e, no centro desse tumor, há uma ferida aberta que muitas vezes demora para cicatrizar. É o primeiro sinal da sífilis.

3) Anemia – “Quando há um despapilamento da língua, ela fica com aspecto liso, brilhante e muitas vezes com secura. Isso pode significar que a pessoa está anêmica.

4) Leucemia – Esse tipo de câncer também dá sinais na boca. “A leucemia se manifesta por lesões ulcerativas e por áreas necrosadas. Muitas vezes, há o aumento da gengiva e um sangramento espontâneo, que não existia anteriormente.

5) Candidíase também conhecida como sapinho pode formar pseudo-membranas” na boca. Essas membranas são esbranquiçadas e ficam aderidas na mucosa bucal.

6) HPV – Muitas vezes, o mesmo subtipo do HPV que causa câncer no colo do útero pode se manifestar na boca através de pequenas verrugas — ou apenas uma. Precisamos ficar alerta, pois o quadro pode evoluir.

7) Refluxo Gastroesofágico – Além da falta de escovação dos dentes, da língua e da presença de cáries, o mau hálito pode indicar que a pessoa está com refluxo gastroesofágico.

Bom, essas são algumas das doenças que podemos citar e pode acreditar, existem outras como aids por exemplo. Frente a situação o melhor a se fazer é ficar atento as manifestações bucais e visitar o dentista regularmente.
Um abraço a todos e até a próxima!

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado

Precisa de Ajuda?