Estresse e ansiedade afetam saúde bucal

Estresse e Ansiedade podem afetar a sua saúde bucal

Estresse e Ansiedade podem afetar a sua saúde bucal 

 

Somos expostos a todo tipo de tarefas que podem nos deixar estressados como rotina de trabalho rigorosa, deveres acadêmicos, trânsito intenso e etc… quando todo esse estresse nos sobrecarrega acaba causando desequilíbrio em nosso organismo e trazendo problemas para nossa saúde inclusive para a saúde bucal, ainda mais quando se tem hábitos negativos como tabagismo e alcoolismo por exemplo – segundo Dr. David Cochran, Presidente da Academia Americana de Periodontologia e professor titular do Departamento de Periodontologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio. 

 

Estudos publicados pelo Journal of Periodontology apontam que o estresse e a ansiedade afetam a higiene bucal de 56% dos participantes da pesquisa (queixam-se da falta de tempo para fazer a limpeza com fio dental “exemplo”) além disso a alta do hormônio cortisol produzido pelo estresse pode levar o paciente a doença periodontal. 

 

Estresse e Ansiedade afetam sua saúde bucal com os seguintes problemas: 

  • ATM ou Bruxismo – Um problema muito comum caracterizado por problemas que afetam a articulação temporomandibular como pressionar os dentes ou ranger enquanto dorme. 
  • Aftas – Surgimento de feridas causadas por bactérias ou até mesmo deficiência no sistema imunológico. 
  • Boca seca – Baixa salivação, o que impede de manter a boca úmida e bem hidratada. 

 

Esses são apenas alguns dos problemas que o estresse pode trazer pra saúde da sua boca. Caso você esteja passando por algum desses problemas é importante planejar um nova rotina de alimentação, sono e prática de atividades físicas, e claro, NUNCA deixe de pedir a orientação do seu cirurgião dentista de confiança, ele saberá como te ajudar da melhor forma. 

 

Fontes: 

www.meuportoseguro.com.br

www.msn.com

www.colgate.com.br

fb.com/iomodontologia/

(11) 98445.0119

IOM Instituto Odontológico Mogiano

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado

Precisa de Ajuda?