A-vitamina-D-e-a-Odontologia

A vitamina D e a Odontologia

A vitamina D e a Odontologia

A vitamina D, hoje classificada por muitos como um hormônio, apresenta-se em duas formas, Vitamina D2 e Vitamina D3 e é formada na pele por meio da exposição solar. Os baixos níveis de vitamina D constituem um problema atual da população mundial. Essa vitamina precisa da luz do sol para ser metabolizada pelo organismo e os hábitos de vida da população tem feito com que cada vez menos haja exposição ao sol. Quantas pessoas não saem de casa em seu carro, chega na garagem do prédio onde trabalha, passa o dia todo no escritório e só volta a noite pra casa, sem ao menos te visto a cara do sol?. Assim, é muito frequente observar níveis baixos da vitamina D, por essa razão sua suplementação se torna necessária.

A vitamina D3 estimula a absorção de cálcio no intestino, atuando sobre a manutenção do equilíbrio do cálcio e, indiretamente, regulando a mineralização óssea. Além disso, tem sido mostrado que vitamina D atua também como reguladora da imunidade (defesa do organismo). Desta forma, a deficiência e/ou insuficiência de vitamina D estaria relacionada a maior suscetibilidade a infecções bacterianas, como a periodontite e a cárie. Isso não significa que sua deficiência ou insuficiência seja causa da perda óssea decorrente da periodontite ou do aparecimento de cavidades de cárie. Esses desníveis podem piorar o quadro inflamatório e ou infeccioso, aumentando o problema. A causa da doença periodontal e da cárie  continua sendo a placa bacteriana, associada ao tempo e a má higienização.

Pesquisadores tem investigado o efeito da suplementação de vitamina D sobre os resultados do tratamento periodontal e da cárie, e foi possível observar melhora no quadro clínico.

Como a vitamina D está relacionada com o equilíbrio do cálcio nos ossos, a cicatrização dos implantes dentais pode ser influenciada pelos baixos níveis dessa vitamina. Vale dizer que essa condição não é contraindicação para a colocação de implantes, mas a suplementação da vitamina pode melhorar o processo de cicatrização, levando a maior integração entre implante e osso, ou seja o implante pode ficar mais aderido ao osso.

Sendo assim, a vitamina D é de suma importância para cavidade oral, por essa razão  estamos hoje dentro da Odontologia trabalhando com modulação hormonal com efeitos odontológicos, e não é só a falta da vitamina D que pode nos trazer problemas, temos outros hormônios que em baixo ou alto níveis podem nos trazer prejuízo à saúde bucal, é o caso do cortisol, conhecido como hormônio do estresse que está envolvido diretamente com o bruxismo, mas esse assunto deixaremos para próxima dica.

Se ficar alguma dúvida entre em contato conosco teremos maior prazer em responder suas dúvidas ou comentários!

Deixe seu Comentário

Seu email não será publicado

Precisa de Ajuda?