ORTODONTIA

Ortodontia

Ortodontia é o ramo da odontologia especializada no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. A Ortodontia visa à harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilibro facial adequado.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Aparelhos móveis, removíveis ou ortopédicos:

São aqueles que ficam encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente a qualquer momento. São constituídos por resina acrílica, podendo ser coloridos e com fios metálicos. São destinados aos pacientes que precisam corrigir discrepâncias ósseas e alguns movimentos dentários. Alguns aparelhos móveis servem como contensores para manter a posição de dentes que foram movimentados pelos aparelhos fixos.
Os aparelhos ortopédicos são utilizados em crianças em fase de crescimento. Eles promovem alterações ósseas, visando conter ou expandir os maxilares, dependendo da necessidade do paciente.

APARELHOS AUTOLIGADOS

A grande vantagem desses aparelhos em relação aos convencionais é a redução no tempo de tratamento e a maior facilidade na higienização, pois dispensam o uso dos alastics ( borrachinhas).

Essa tecnologia é possível graças a uma estrutura adaptada aos braquetes (clip) que permite que a movimentação dos dentes seja feita com menor atrito, ou seja, de maneira mais rápida.

Isso proporciona também menos desconforto aos pacientes pois, a força aplicada aos dentes é de menor intensidade.

Existem também as versões estéticas, com peças mais discretas e que deixam o sorriso mais ”limpo” durante o tratamento.

A ortodontia avançou muito com esta nova tecnologia pois assim, os tratamentos ortodônticos ficam menos extensos e cansativos.

Aparelhos Ortodônticos Estéticos:

Os aparelhos estéticos foram criados com a intenção de proporcionar o tratamento adequado ao paciente, valendo-se de uma harmonia visual mais discreta.

Esses aparelhos geralmente são feitos em porcelana, material que “imita a cor original dos dentes.

ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO E AGENDE UMA CONSULTA.

 

ENTRE EM CONTATO IOM INSTITUTO ODONTOLOGICO


O que você procura ?