OS PRINCIPAIS RISCOS DO REFRIGERANTE PARA A SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA

OS PRINCIPAIS RISCOS DO REFRIGERANTE PARA A SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA

Category : Artigos

O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas no mundo, substituindo, muitas das vezes,a ingestão de água, líquido indispensável para a saúde. Existem diversas opções no mercado e milhares de fãs, inclusive crianças. No entanto, o consumo de refrigerantes demanda uma atenção redobrada, especialmente por conta do alto teor de açúcar.

QUAIS SÃO OS RISCOS DO CONSUMO DE REFRIGERANTE NESSA FASE?

A alimentação está ligada diretamente ao funcionamento do corpo, e também a saúde bucal. Principalmente por ser uma fase de desenvolvimento, a atenção com os alimentos na infância deve ser uma prioridade.

Uma alimentação rica em carboidratos promove um aumento de acidez na boca causada pelo alto índice de açúcar, danificando o esmalte dos dentes e facilitando a formação da cárie nos dentes.

Na lista de itens ricos em açúcar é possível destacar os refrigerantes. Além do alto teor de açúcar, a bebida pode gerar outros problemas para as crianças, como insônia, diabetes e obesidade. Por isso, sempre é aconselhado a visita ao dentista e ao médico para o controle da saúde geral da criança.

NO CASO DE PROBLEMAS BUCAIS POR REFRIGERANTES, SAIBA OS TRATAMENTOS INDICADOS

Nas primeiras consultas deve-se aconselhar os pais e a criança sobre a higienização bucal, e o controle na alimentação rica em carboidratos. Procedimentos de prevenção, como a profilaxia, aplicação de flúor e selantes, que promovem a proteção dos dentes, são mais que indicados. Seguindo esses cuidados, a cavidade bucal do seu filho se manterá protegida de possíveis problemas bucais como cárie, gengivite e mau hálito.

E aí vale a máxima que sempre falamos por aqui, antes prevenir do que remediar.

Ok pessoal, essa foi a dica de hoje.

Alexandre Balbi Rodrigues – Especialista em implante – Reabilitação oral – Mestre em Bioodontologia (Biomateriais)


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura ?