A importância da saúde bucal

A importância da saúde bucal

Hoje em dia as pessoas estão mais atentas à saúde de um modo geral, consequentemente da saúde bucal também, que passou a ser vista não só como estética, mas como saúde integrante do organismo.

A boca entra em contato com o ambiente externo o tempo todo, sendo também a porta de entrada para microrganismos prejudiciais à saúde, como as bactérias, que podem causar diversas doenças.
Além disso, a boca também é fundamental para a fala, a respiração e a mastigação. Por isso, é essencial que a sua saúde bucal esteja em dia para que todo o corpo funcione conforme o esperado.

A não higienização bucal pode levar algumas doenças conhecidas como a cárie, gengivite e o mau hálito.

– A cárie se forma através de bactérias que, ao se alimentarem dos restos de comida e de açúcares na boca, produzem um ácido que causa a desmineralização do dente. Ainda que metade dos brasileiros já tenham tido cárie, esse problema não é normal e não pode ser considerado banal. Se não for tratada, a cárie pode causar infecção levando ao tratamento de canal e por vezes pode levar a perda do dente.

– O mau hálito – Atualmente, tem-se o conhecimento que há mais de 40 causas para a halitose, sendo a principal delas a má higienização da boca. Outra coisa importante a ser lembrada é que o mal hálito pode contribuir para que as pessoas se afastem de você, chegando a trazer sérios problemas até mesmo para o casamento.

– Gengivite – A gengivite é uma inflamação na gengiva que pode atingir mais de um dente de uma só vez. Ela normalmente aparece quando não há uma higienização adequada da boca.
O não controle da gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença.

O importante é sempre termos a consciência que o corpo é único, ou seja, o sangue que corre no dedão do seu pé é o mesmo que corre na sua boca, assim como no seu cérebro, dessa forma entendemos que uma infecção na boca pode disseminar por todo o corpo.

Por essa razão a importância de prevenirmos todo e qualquer problema bucal afim de assegurarmos a saúde como um todo. E não se esqueçam da máxima a saúde começa pela boca.

O que você procura ?