A importância da Mastigação

  • 0

A importância da Mastigação

Categoria:Artigos

Hoje vamos falar sobre a mastigação!

É muito comum ouvirmos as pessoas se preocuparem com a alimentação, como por exemplo que tipo de alimentos comer, com a ingestão de pouca gordura, pouco açúcar e um cardápio extenso de frutas e vegetais… mas raramente vemos as pessoas se preocuparem com a mastigação e a digestão.

A mastigação é a primeira parte para uma boa digestão! Parte dos problemas digestivos como azia, má digestão, gastrite, sonolência após a digestão são derivados de uma mastigação insuficiente.

Por exemplo, engolir os alimentos em pedaços grandes, faz com que o estômago necessite de maior esforço para digerí-los e isso pode causar esses problemas estomacais. O fato é que no estômago existe um ácido, chamado ácido gástrico responsável pela digestão, quando engolimos pedaços maiores de alimentos, há uma produção maior desse ácido, e ele pode agredir a parede do estômago, causando a gastrite que pode evoluir pra uma úlcera.

A trituração dos alimentos pelos dentes em pedaços menores, faz com que a digestão seja mais rápida e mais saudável, nesses casos a quantidade do ácido gástrico no estomago é menor.

Uma boa mastigação também ajuda na sensação de saciedade. Ou seja, quem mastiga de uma maneira adequada, tem necessidade de comer menos. Por essa razão vários especialistas, relacionam uma boa mastigação com a perda de peso.

Uma mastigação mais eficiente, possibilita também que as pessoas saboreiem mais os alimentos, aumentando a sensação do prazer durante a alimentação.

Então, fica claro que os dentes consequentemente a mastigação tem papel fundamental na trituração dos alimentos e na correta digestão. Ter todos os dentes, não é apenas uma questão estética e sim, de saúde!

Ok pessoal, essa foi a dica de hoje, um abraço a todos e até a próxima.


Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura ?