Não está sendo fácil pra ninguém passar pelo que estamos passando, esse isolamento social está mexendo com a cabeça de todo mundo, ainda temos o medo de pegar a covid 19 e ainda a crise econômica que assola todos nós. Isso tudo nos faz entrar em um estresse constante. O que muita gente não sabe é que, além de afetar a mente, o estresse afeta a saúde geral, inclusive, a saúde oral. As condições emocionais e mentais comprometem a resposta imune das pessoas, predispondo-as ao surgimento de diversas doenças.
. Bruxismo: caracterizado por ranger ou apertar os dentes, ele é um termômetro bucal, sendo um dos principais problemas sofridos por pessoas estressadas.
. Doença periodontal: As Pessoas estressadas tendem a desenvolver com mais facilidade a doença periodontal pelo excesso de produção do cortisol – hormônio do estresse –, que acaba enfraquecendo o sistema imune.
. Aftas: pequenas úlceras que se localizam na boca, as aftas podem afetar pessoas que estão sob constante estresse e possuem tendência a tê-las com frequência.
. Cáries: Quando as pessoas estão muito estressadas acabam esquecendo de cuidar de si próprias. Uma dieta rica em açúcar e maus hábitos orais formam a condição perfeita para o surgimento das cáries;
. Xerostomia: As alterações fisiológicas ocorridas no corpo devido aos estímulos do estresse podem fazer o fluxo de saliva diminuir. A Xerostomia ou a boca seca provoca aumento no número de cáries e doenças periodontais;
Então pessoal, cuidar diariamente da saúde mental é extremamente necessário para evitar maiores problemas com estresse. Gerenciar o tempo, manter o equilíbrio nas atividades e cultivar bons hábitos ajuda a manter o corpo mais saudável. E não podemos esquecer que nessa época de coronavírus é de suma importância que estajamos com a saúde em dia para que o sistema imunológico funcione bem caso haja contato com o vírus.
OK? Essa foi a dica de hoje, um abraço a todos e até a próxima.
Deixe seu Comentário