5 MITOS E VERDADES SOBRE A PRÓTESE DENTÁRIA

  • 0

5 MITOS E VERDADES SOBRE A PRÓTESE DENTÁRIA

São vários os motivos que levam a perda dos dentes, depois desse acontecimento, uma das soluções sugeridas para manter seu sorriso é o uso de uma prótese dentária.

A prótese consiste na substituição parcial ou total dos dentes que estão faltando na cavidade oral. Além de parciais ou totais, elas também poderão ser móveis  ou fixas.

As próteses móveis são as dentaduras e as pontes móveis

A escolha do tipo de prótese vai depender do paciente e também das condições bucais. Lógico que para quem nunca usou qualquer tipo de prótese, muitas são as dúvidas que ocorrem.

1 – É POSSÍVEL COMER NORMALMENTE COM A PRÓTESE?

Parcialmente verdade. É possível comer com a prótese, porém tanto nas próteses parciais quanto nas totais deve se evitar alimentos pegajosos e muito duros. Atenção! “Alimentos pegajosos podem gerar um desequilíbrio de forças e remover a prótese do lugar”.  Além disso, comidas muito duras podem gerar fraturas na prótese.

2 – O PACIENTE COM A PRÓTESE PODE TER DIFICULDADE PARA FALAR?

Parcialmente verdade. No início, deve ocorrer uma adaptação do paciente e geralmente irá existir uma dificuldade na fala. “No entanto, essa dificuldade irá melhorar com a adaptação, caso persista a prótese deve ser ajustada”.

3 – A PRÓTESE DENTÁRIA VAI PARECER ARTIFICIAL?

Mito. Hoje em dia, a prótese pode até mesmo ser personalizada. É possível escolher a cor das gengivas e utilizar dentes com materiais mais estéticos.

4 – O PACIENTE COM PRÓTESE PRECISA VOLTAR AO DENTISTA?

Verdade. Pelo menos uma vez por ano a prótese dentária deve ser avaliada e se necessária ajustada. O ideal é que seja trocada a cada 3 a 5 anos, mas o dentista irá indicar o tempo adequado para cada caso.

5 – É PRECISO CONTINUAR se PREOCUPANDO COM A HIGIENE BUCAL?

Verdade. Só porque você está usando uma prótese, não significa que deva deixar de lado os cuidados com a limpeza da sua boca, no caso das pontes fixas deve-se usar o fio dental e escova dental. Nas próteses removíveis, os elementos remanescentes devem ser escovados normalmente, e a prótese retirada para ser escovada. Isso deve ocorrer tanto nas parciais quanto nas totais.  “Ambas devem ser muito bem escovadas.

Ok pessoal, essa foi a dica de hoje um abraço a todos e até a próxima.


Deixe seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O que você procura ?